1 de dezembro de 2011

TVE grava em Itacaré para o “Bahia de Todos os Cantos”



Os atrativos de Itacaré mais uma vez serão apesentados por uma emissora de televisão. Uma equipe da TV Educativa (canal 2) gravou na quarta-feira, 30, na praia da Ribeira, matérias que serão veiculadas no programa Bahia de Todos os Cantos. As gravações devem ir ao ar na segunda quinzena de janeiro.
O programa é exibido na TVE nas quartas-feiras, às 19h30min, e reapresentado aos sábados às 9h30min. Ele também é veiculado na TV Brasil. Os produtores explicam que o Bahia de Todos os Cantos visa divulgar os atrativos, histórias e costumes de cada região do estado. O escolhido para o programa de janeiro foi o Território Litoral Sul, com gravações entre os dias 22 e 30 de novembro, nos municípios regionais.
Nas matérias em Itacaré foram ouvidos praticantes de arvorismo, a secretária executiva do Instituto de Turismo de Itacaré (ITI), Cláudia Cruz, e o dono da Condurú Ecoturismo, Arnaldo Faustino dos Santos. “Foi uma grande oportunidade de divulgar as potencialidades de Itacaré para outras regiões da Bahia e até outros estados, uma vez que o programa será exibido também na TV Brasil”, avaliou Cláudia.
Ela destacou a qualidade do público do programa e afirmou que o turismo e preservação podem caminhar juntos. “Apesentamos inúmeras opções de lazer possíveis de serem realizadas dentro de uma unidade de conservação de uso sustentável, respeitando todos os princípios das atividades turísticas em uma APA”, observou.

Arvorismo

Arnaldo Faustino explicou que o amante das aventuras desfruta de circuitos variados, é acompanhado de um instrutor e conta com todos os equipamentos de segurança. Em sete anos, mais de 8 mil pessoas passaram pelo arvorismo da Condurú Ecoturismo.
Mas o arvorismo não é atividade mais concorrida. A paixão é pela tirolesa, que fica a quase 40 metros de altura e tem 280 metros de extensão em um pedaço da Mata Atlântica e a praia da Ribeira. A média é de 3 mil pessoas frequentando o lugar por ano.
De acordo com Arnaldo Faustino, o circuito completo (com pelo menos 890 metros em modalidades nas alturas) é feito de 1 a 3 horas, dependendo do grupo. As atividades no arvorismo são realizadas das 9 às 15 horas e na tirolesa acontecem até às 16 horas.
Para assegurar a qualidade nos serviços, anualmente é feita a manutenção estrutural. Os serviços seguem as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Programa de Regulamentação do Ecoturismo (PRE) e a empresa é filiada a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).
São diversas empresas que oferecem atividades radicais tanto na sede de Itacaré, quanto em Taboquinhas. Além do arvorismo, o turista pode praticar o rafting, fazer trilhas, tomar um banho de cachoeira, rio ou mar. Há opções para todos os gostos em Itacaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você