9 de dezembro de 2011

“MEMÓRIAS DO RIO CACHOEIRA” LANÇA CD E DOCUMENTÁRIO EM ITABUNA



É chegada a hora de conferir o resultado do projeto Memórias do rio Cachoeira”. Música, literatura e audiovisual. Foram com essas ferramentas que o diretor Victor Aziz construiu o documentário “Memórias do Rio Cachoeira”. As três linguagens se fundiram e formaram um belo trabalho que resultou em uma grande obra audiovisual.

Depois de dois anos entre pesquisas, entrevistas, confecção de trilha sonora e edição está pronto o documentário e o CD musical com poemas de escritores de Itabuna. Segundo o diretor Victor Aziz; “a proposta do projeto além de contribuir para o enriquecimento cultural e social, é chamar a atenção da sociedade para situação do Rio Cachoeira que já foi fonte de trabalho e lazer, mas hoje tudo isso só existe na memória daqueles que cresceram vendo a gradual degradação do rio”.

O CD possui doze poemas musicados, compostos por autores grapiúnas. Cyro de Mattos, Daniela Galdino, Firmino Rocha, Iana Carolina, Kléber Torres, Lorenza Mucida, Mither Amorim, Ruy Póvoas e Valdelice Pinheiro são os autores dos poemas musicados. O trabalho musical foi realizado pela banda Manzuá, que é também de Itabuna. Já o documentário que tem duração de sessenta minutos, mostra aspectos da história do rio Cachoeira e a sua relação com a história de Itabuna.

A Noite de Lançamento

A noite de lançamento, será no dia 22 dezembro, às 19:30, no Centro de Cultura Adonias Filho. Na ocasião, acontecerá o show da banda Manzuá apresentando as canções inéditas do projeto “Memórias do rio Cachoeira”. O documentário também será exibido e mostrará ao público as relações estabelecidas com o rio e as lembranças de alguns personagens que estão em contato com o Rio Cachoeira no dia a dia. Antônio Alves Farias (Pescador), Maria Moreira (Lavadeira), Augusto Braga (Areeiro), Ana Maria Ferreira (Canoeira), Milton Luz (Aguadeiro), Edvaldo Domingos dos Santos (Pescador), Nilton Ferreira Ramos (Memorialista), Philipe Murillo Santana de Carvalho (Dr. em História), Dr. Neylor Alves Calasans Rego (PhD em Engenharia de Água e Solo) e Dr. Salvador Dal Pozzo Trevizan (PhD em Sociologia), são os depoentes do filme.

O Memórias do rio Cachoeira” visa contribuir para o enriquecimento do acervo áudio e visual local. É uma realização do Núcleo de Produções Artísticas (NúProArt), da Panorâmica Produções e da banda Manzuá. O projeto foi vencedor do edital nº 05/2009 de Apoio a Produção de conteúdo em música no Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura - SECULT, Fundo de Cultura da Bahia e da Fundação Cultural do Estado da Bahia-FUNCEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você