3 de novembro de 2011

Conselho quer Gabinete de Gestão Integrada em Itacaré


O Conselho Comunitário de Segurança de Itacaré quer a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que é um dos programas da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça. O programa visa realizar ações na área de segurança pública nos municípios.

O GGIM reúne representantes do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, polícias Civil e Militar e poder público municipal. Os integrantes do órgão debatem quais são as ações prioritárias e quais as medidas que podem ser adotadas na área social para evitar o aumento da violência.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Itacaré, Lucelmo Araújo, destaca que os gestores e as entidades não podem ficar pensando apenas em medidas paliativas, mas decisões que vão impactar na segurança pública daqui a 10 ou 20 anos. “Segurança pública não é somente a repressão ao crime, mas também as ações para oferecer uma oportunidade para que o jovem não acabe indo para o caminho errado”.

Lucelmo afirma que o Gabinete de Gestão Integrada se torna ainda mais importante para Itacaré por tratar-se de um município conhecido internacionalmente, que todo ano recebe turistas de diferentes países do mundo. “Queremos que o nosso município seja pioneiro no sul da Bahia”.

Ele diz que o primeiro passo já foi dado com apresentação do GGIM para comunidade e representantes do poder público municipal. Na Bahia o projeto já foi instalado em município como Lauro de Freitas, na região Metropolitana de Salvador.

Para apresentar o projeto para o poder público e comunidade, esteve em Itacaré um dos membros do Conselho Nacional de Segurança Pública e integrante do Programa Viva Rio, Sebastião Santos, mais conhecido como o Tião Santos. Ele explica que o GGIM prevê uma série de ações preventivas e também de parceria com as polícias e poder judiciário.

De acordo com Tião Santos, GGIM possibilita que os gestores saiam da fase do achismo para tomar decisões com base em dados concretos porque o programa prevê a realização de diagnostico completo das questões relacionadas à segurança pública. “Com essas informações, fica possível atacar o fogo do problema”.

Um comentário:

  1. Parabéns, Itacaré. Estamos presenciando cidadãos civis com o propósito de melhorias na qualidade de vida dos itacareenses e visitantes. Há necessidade das Autoridades constituídas do município apoiar incondicionalmente as ações do Conselho de Segurança, pois são pessoas preparadas, como já observamos, para lida com a problemática da segurança pública local. Itacaré só tem a ganhar com ações da representatividade civil organizada contra o crime. Espero que o Conselho de Segurança continue com essa postura de ser o porta voz da comunidade, sendo imparcial e com responsabilidade social. Meus sinceros agradecimentos aos Conselheiros.

    ResponderExcluir

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você