15 de setembro de 2011

Prefeitura de Itacaré e Ibama distribuem 550 quilos de peixes





A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca e o Instituto Brasileiro do Meio e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fizeram nesta quinta-feira, 15, a doação de 550 quilos de diversas espécies de peixes para a Fundação Hospitalar de Itacaré, Pastoral da Criança, Centro Espírita, Abrigo dos Idosos e Igreja de Jesus Cristo no Brasil.

As entidades receberam espécies como mero, budião azul, badejo e dentão. O pescado foi apreendido na terça-feira, 13, durante uma operação do Ibama, Capitania dos Portos de Ilhéus, Polícia Ambiental e Prefeitura de Itacaré.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca, Paulo Baracho, a embarcação usada não tinha o Registro Geral de Pesca (RGP), licença necessária para a prática da atividade. Além disso, os pescadores usavam agulhas com explosivos para capturar os peixes. “Uma ação totalmente predatória e criminosa”, explicou o secretário.

Boa hora
A diretora administrativa da Fundação Hospitalar de Itacaré, Nice Vidal, comemorou o recebimento de 200 quilos de peixes que serão servidos à pacientes e funcionários. Ela contou que a doação chegou em boa hora. “Vai reduzir os nossos gastos com alimentação neste mês. Além da vantagem nutricional, uma vez que o peixe é um alimento muito mais saudável”.

Nice afirmou que o gasto mensal da Fundação Hospitalar com alimentação varia entre R$ 1.500,00 e 2.000,00. A entidade é mantida com ajuda da comunidade e Prefeitura de Itacaré, que assegura a maior parte dos salários dos funcionários e médicos.

Quem também comemorou a doação do pescado foi Ione Oliveira Sampaio Reis, do Centro Espírita de Itacaré, que ajuda 15 famílias carentes. “São mais de 40 crianças que serão bem alimentadas nos próximos dias. Ainda bem que o município teve esta iniciativa de doar os peixes para as entidades”.

Segundo Paulo Baracho, os peixes foram doados para as instituições cadastradas e a entrega foi feita de maneira transparente, com acompanhamento de fiscais do Ibama e Polícia Ambiental. Além das instituições de Itacaré, o Ibama levou mais de 200 quilos de peixes para distribuição para o Batalhão da Polícia Militar e Abrigo São Vicente de Paulo, em Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você