11 de agosto de 2011

Itacaré realiza a 2ª etapa de vacinação contra a paralisia


A Secretaria de Saúde de Itacaré inicia no próximo sábado, 13, a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) e a meta é imunizar pelo menos 95% das 2.212 crianças com idade entre zero e cinco anos.

De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica, Marcela Silva Cardoso, estão sendo mobilizados 50 servidores e 15 postos de vacinação estarão funcionando em diferentes regiões do município. “Os pais ou responsáveis não podem deixar de levar as crianças a uma unidade de saúde mais próxima”, convoca Marcela.

Assim como em parte dos municípios baianos, na primeira etapa da campanha, Itacaré não atingiu a meta do Ministério da Saúde, conseguindo vacinar apenas 1.582 das 2.212 em idade de serem imunizadas. “Estamos montando uma grande estrutura e o sucesso da campanha depende muito dos pais. Eles precisam proteger seus filhos”, ressalta a diretora de Vigilância Epidemiológica.

Caderneta de vacinação

A 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil vai até o dia 16 de setembro e as doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município. Marcela pede aos pais ou responsáveis que não deixem para imunizar as crianças na fase final e que não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação.

Além da dose para evitar a paralisia infantil, a Secretaria Municipal de Saúde estará vacinando 2.922 crianças, com idade entre um e seis anos, contra o sarampo. Apesar de existir vacina segura, o sarampo ainda é uma das principais causas de mortes de crianças no mundo.

Desde 2000 que o Brasil está livre da circulação do vírus natural (do Brasil) do sarampo devido às estratégias de campanha, que garantem uma ótima cobertura da população. Porém, desde 2001, o Brasil ainda vem registrando casos relacionados a vírus importado de outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você