8 de agosto de 2013

Está tudo pronto para o Ecomotion/Pro 2013.


Itacaré já se prepara para receber o Ecomotion/Pro 2013. A partir de amanhã, dia 09, os atletas estarão em uma base do evento montada no Hotel Transamérica de Comandatuba, e no domingo, dia 11, será dada a largada na Orla do Município, o evento está marcado para começar as 11hs, após um café da manhã que será servido pela prefeitura aos participantes. 

Atletas do Brasil e do exterior vão explorar uma das mais belas regiões do Brasil. A edição de 2013 do Ecomotion/Pro, maior corrida de aventura das Américas, levará os atletas a percorrer cerca de 620 km em grande trecho preservado da Mata Atlântica e de grande riqueza cultural. 

Além do trekking, bike, natação, caving (travessia de cavernas), técnicas verticais e da canoagem tradicional, os participantes também serão desafiados a utilizar meios de transportes aquáticos nativos. 

Como se não bastasse, a competição ganhou um caráter ainda mais emocionante, pois é novamente uma das etapas da Adventure Racing World Series. "Estamos muito contentes com o retorno ao Circuito Mundial, pois o Ecomotion/Pro sempre foi uma prova de destaque no cenário nacional e internacional. Este ano já temos várias equipes estrangeiras inscritas, inclusive as melhores do mundo, como os campeões mundiais da Seagate (Nova Zelândia). Algumas das equipes mais fortes do Brasil também já confirmaram presença, como a QuasarLontra de São Paulo, Terra de Gigantes, do Rio de Janeiro, e BMS, de Brasilia.", explica Shubi Guimarães, diretora técnica do Ecomotion/Pro. 

As modalidades serão divididas em 284 km de bike, 175 km de trekking, 145 km de canoagem, 3,5 km de natação, 11 km de costeira e 0,5 Km de cavernas e técnicas verticais. A estimativa dos organizadores é que os vencedores cruzem a linha de chegada na madrugada de quarta para quinta-feira e as equipes têm até o meio-dia de sábado para completar o percurso. 
A direção de prova estará a cargo de José Pupo, que no primeiro comunicado passou algumas informações e dicas importantes para os competidores enfrentarem este novo formato do Ecomotion Pro sem equipe de apoio, como o uso de sacos estanques de qualidade para as etapas de natação, canoagem de classe II e II+ (que podem variar de acordo com o nível dos rios) e o uso de caixas de bike - com os atletas montando e desmontando a cada transição. 

Este evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. 

O que é o Ecomotion Pro? 

O Ecomotion/Pro é uma prova de aventura ininterrupta com 6 dias de duração e cerca de 630km onde equipes de 4 atletas, com obrigatoriamente 1 mulher, devem se orientar para passar nos pontos de checagem espalhados pelo percurso, que é divulgado só no dia anterior. Trekking, mountain bike, canoagem, técnicas verticais e muita orientação, sem GPS claro, são algumas das modalidades da prova que é autossuficiente. A organização só ajuda as equipes levando as bikes, caiaques e equipamentos que devem caber numa caixa de 100L para os pontos de início das modalidades citadas. Existem alguns pontos obrigatórios de descanso, chamados de dark zone, e tempos de corte, que igualmente só saberemos após o recebimento do mapa da prova. A equipe faz a prova inteira junta, são pessoas fortes tanto física quanto mentalmente já que com tanto tempo de prova os nervos ficam a flor da pele, e ficar perdido ou fazer um trajeto mais longo são os temperos comuns da prova, onde mesmo os favoritos podem ficar pra trás. 

A prova faz parte de um circuito mundial, ARWS Adventure Race que em 2013 engloba 7 provas e a etapa brasileira será no sul da Bahia, em Comandatuba de 9 a 18 de agosto. É organizada por ex-atletas de aventura e por isso podemos esperar um perrengue daqueles para os atletas, muito calor e lindas paisagens, mesmo porque acho impossível fugir do calor e lindas paisagens estando no sul da Bahia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você