1 de agosto de 2013

Conferência da Cultura é encerrada com a eleição de cinco delegados


A Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer realizou nos dias 30 e 31 de julho uma série de apresentações culturais e a III Conferência Municipal de Cultura de Itacaré. O evento ocorreu no Centro Cultural Porto de Trás e foi marcado pela participação ativa da sociedade civil, nas discussões e nas propostas de ações para a cultura no município. 

O tema foi “Desafios do Sistema Municipal de Cultura” e foi dividido em dois eixos: Eixo I, "Sistema Municipal de Cultura" e Eixo II, "A Cultura no Município; Produção Simbólica; Cidadania e Desenvolvimento". 

Participaram da III Conferência 136 pessoas, entre representantes do poder público e da sociedade civil. Estavam presentes o Vice Prefeito, Cláudio Barros, o Representante da Câmara de Vereadores, Edson Arantes, o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Padre Eliseu Sousa, o Secretário de Planejamento como Mediador, Fernando Oliveira, a Coordenadora do Eixo I, Juliana Machado, a Coordenadora do Eixo II, Verusya Correia e o representante da UESC, Professor Samuel Leandro 

Foram eleitos os seguintes delegados e seus suplentes: 

1.Marcos Paulo / Suplente: Welligton Jesus 
2.Romulo Mocotó / Suplente: Varuna Ribeiro 
3.Juliana Machado / Suplente: Junior 
4. Leandro Oliveira / Suplente: Sampaio Cleide Moraes 
5. Ramon / Suplente: Gabriel Siqueira 

Para fazer parte da Comissão foram eleitos: 

1.Verusya Correia 
2.Michele Franco 
3.Magno Rocha 
4. Maria de Lurdes Silva ( Dudui) 
5.Varuna Ribeiro 
6. Cláudia Cruz 
7. Elvira Reis 
8. Juliana Machado 
9. Roberta Teixeira 
10.Leandro Sampaio 

Do Conselho: 

1.Miguel Reis 
2.Ronara Chagas 
3.Claudia Cruz 
4.Juliana Machado 
5.Dudui 
6.Varuna Ribeiro 
7.Versuyia 
8.Mocoto 

Todos estes irão representar o Município no território e na Conferência Estadual. 

Ao final foram emitidos certificados de participação. 


Entenda o que é o Sistema Nacional de Cultura: 

O SNC (Sistema Nacional de Cultura), criado em 2002, usou como parâmetro o modelo do SUS (Sistema Único de Saúde). O objetivo é fazer com que as práticas culturais incentivadas por municípios, Estados e União não sejam interrompidas com a alternância dos governos. 

Para participar do SNC, estados e municípios precisam assinar um termo de adesão onde se comprometem a instituir a estrutura de gestão exigida pelo Ministério da Cultura. Desde a sua criação, 24 estados e 1.800 municípios aderiram ao SNC. 

Dentre os principais resultados do SNC destaca-se a criação do Procultura (Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura), que institui novas regras para o fomento e o incentivo à cultura.(ASSECOM)

Um comentário:

  1. O Sucesso da III Conferencia de Cultura de Itacaré

    Parabenizo a todos os participantes da Conferencia Municipal de Cultura que discutiram e aprovaram os trabalhos que trataram dos dois Eixos Temáticos propostos pelo Minc e ao final dos trabalhos escolheu os atores que verdadeiramente representam a cultura local. Aos Delegados eleitos democraticamente lembramos da grande responsabilidade que eles têm para direcionar os projetos culturais construídos pela nossa comunidade.Por fim parabenizo ao Governo Municipal que proporcionou a realização dos trabalhos e legitimou a III Conferencia Municipal de Cultura do município de Itacaré.
    Marcelo Barros

    ResponderExcluir

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você