19 de dezembro de 2011

Prefeitura de Itacaré doa material para construção




A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itacaré distribuiu blocos, cimento e areia para 16 famílias carentes da Baixa da Gia, que hoje moram em barracos de tábua e ou em imóveis com rachaduras. Os beneficiados são cadastrados no Programa Bolsa Família e hoje vivem em situação de vulnerabilidade.

O material foi comprado com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social e a maioria dos beneficiados é de famílias que conta com até seis pessoas. Este é o caso da dona de casa Juciara Silva dos Santos, que começa a fazer planos para construir uma casa de bloco com pelo menos dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
Hoje, Juciara, o marido e quatro filhos, com idade entre 3 e 7 anos, moram em um pequeno barraco com quarto e cozinha. “Como o senhor está vendo aí. Sem as mínimas condições. Sem espaço para nada. Mas no ano que vem a situação será diferente, com a minha casinha de bloco, com fé em Deus”.

Quem também faz planos para um ano melhor é a pensionista Ermínia Antônia Santos da Silva, mais conhecida como Dona Nega. “Quero começar a construção no próximo mês. Sempre sonhei em morar uma casa de blocos, mas nunca tive condições de comprar o material. Graça a Deus isso será possível agora”.

Risco de desabamento

Ela conta que os R$ 486 (são R$ 545, mas cai para este valor com os descontos) da pensão são suficientes apenas para comprar alimentos e pagar as contas de água e luz. “Morei aqui por 20 anos, mas hoje estou na casa de um das filhas porque o barraco começou a desabar. No ano que vem estarei na minha casinha”.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social de Itacaré, Flávia Oliveira, os moradores assinaram um termo de responsabilidade se comprometendo a construir suas casas com o material doado pela prefeitura. “Esperamos que todos melhorem suas moradias”.

A secretária adiantou que outras 50 famílias devem ser beneficiadas no próximo ano, incluído moradores da zona rural de Itacaré. “São pessoas que vivem em situação de pobreza”. No início deste ano, os moradores da Baixa da Gia foram beneficiados com a pavimentação da rua e esgotamento sanitário. As obras foram realizadas com recursos do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você