3 de novembro de 2011

SAC Móvel facilita a vida dos itacareenses



O gasto médio de R$ 40 em transporte e lanches, além do dia de trabalho perdido para o deslocamento até a unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), em Ilhéus, eram os principais entraves para que dezenas de moradores de Itacaré retirassem os documentos de seus filhos e regularizassem suas próprias vidas.

Foi para resolver esse problema que a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) decidiram levar os serviços para próximo da comunidade. Mais de 800 pessoas foram atendidas em três dias e meio de permanência da unidade itinerante em Itacaré.

A equipe da unidade móvel atendeu no município de domingo, 30, a terça-feira, 1º. Foi a chance que o caseiro Deraldino Souza Santos teve para retirar a carteira de identidade de dois de seus filhos. “Foram feitas as RGs dos meninos de 7 e 11 anos. O atendimento foi ótimo”, elogiou.

Valeu a pena

Quem também gostou da facilidade para retirar foi a dona de casa Iracema Santos Bonfim. A moradora do bairro Santo Antônio aproveitou para fazer a carteira de identidade das crianças de seis, nove e 11 anos. “Tive que chegar muito cedo, mas valeu a pena. Já estou sando com o documento das crianças”, comemorou.

A unidade itinerante do SAC, que fez a rota um, disponibilizou serviços como emissão da Carteira de Identidade, CPF e Certidão de Nascimento (para crianças de até 11 anos). No SAC Móvel foram oferecidos ainda serviços como recadastramento de pensionistas do Estado, Antecedentes Criminais e atendimento da Ouvidoria Geral do Estado.

Além desses serviços, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Itacaré realizou atendimentos como cadastramentos no Programa Bolsa Família e Cartão SUS. “Estou aproveitando para inscrever a minha filha de dois anos”, informou o trabalhador rural Josevaldo dos Santos, morador de Taboquinhas.

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