9 de novembro de 2011

OAB-ITABUNA PEDE AFASTAMENTO DE POLICIAIS ENVOLVIDOS EM PRISÃO DE JORNALISTA



A OAB-Itabuna entrou com pedido de afastamento de cinco policiais militares envolvidos na prisão do jornalista Ederivaldo Benedito. A solicitação foi entregue ontem ao subcomandante do 15º Batalhão da PM em Itabuna, major Juarez Barbosa Rocha. A entidade requer a abertura de processo administrativo para apurar infrações dos policiais no episódio.

A decisão da OAB foi tomada tendo em vista que nem o inquérito na Polícia Civil andou nem a investigação na PM. O jornalista foi preso no último dia 16 de outubro, na Beira-Rio, ao fotografar uma abordagem policial durante a oitava edição da Parada Gay de Itabuna.


Jornalista é colocado no camburão, algemado, mesmo sem resistência (Foto Pedro Augusto).
O pedido da OAB-Itabuna atinge quatro soldados e um aspirante. Policiais alegam que o jornalista cometeu desacato. Benedito diz que, inicialmente, os soldados mandaram deletar as fotos. Devido à resistência, eles tomaram a máquina e apagaram as imagens de abordagem a dois jovens.

Policiais teriam confundido os adolescentes com deliquentes da Califórnia e feito um deles engolir um drops. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia havia determinado a abertura de sindicância para apurar irregularidades na prisão de Ederivaldo Benedito. O jornalista foi transportado para o Complexo Policial algemado e no fundo do camburão. (SEU PIMENTA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você