10 de novembro de 2011

Itacaré lança campanha para a retirada de animais das ruas


Preocupada com a grande quantidade de animais soltos nas ruas e os transtornos causados, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itacaré está lançando uma campanha alertando os criadores sobre a importância de cuidar bem deles. O trabalho de conscientização começa no próximo sábado, 12, Dia D de Vacinação Antirrábica, com distribuição de panfletos.
De acordo com o secretário Paulo Baracho, a primeira etapa da campanha será destinada a lembrar aos donos dos animais as suas obrigações. “Estamos preocupados principalmente com aquelas pessoas que acham que os animais devem ser criados na rua”, explica Baracho.
O secretário afirma que diversos transtornos têm sido causados principalmente pelos cães. Muitos animais são conduzidos em via pública sem coleira e muitos proprietários não recolhem as fezes de seus cães, deixando as ruas sujas.
Paulo Baracho explica que, se não houver a colaboração dos donos de animais de estimação, medidas mais enérgicas serão adotadas. “Vamos recorrer à lei para própria segurança dos animais. Se for caso, medidas como multa e até apreensões poderão ser adotadas. Mas o que queremos mesmo é a colaboração para evitar transtornos para a comunidade”.

Vacinação

A Secretaria de Saúde de Itacaré participa no sábado do dia D de campanha de vacinação antirrábica. A imunização ocorrerá das 8 às 17 horas, nas unidades de saúde dos bairros da Passagem, Santo Antônio, Marimbondo, além de Rua da Linha, das localidades da Marambaia, Cachimbo Seco, Água Fria e Taboquinhas.
A meta é vacinar pelo menos 80% dos cães e gatos.
Todos os animais a partir de três meses devem ser imunizados contra a raiva. Contagiosa, a doença é causada por um vírus que pode afetar os animais mamíferos e os homens.
A transmissão da raiva ocorre quando os vírus, que há na saliva do animal doente, penetram no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. Para evitar esses transtornos, todos devem imunizar seus animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você