16 de novembro de 2011

Itacaré celebra Dia do Diabetes com mutirão



Um mutirão promovido pela Secretaria de Saúde de Itacaré para celebrar o Dia Mundial do Diabetes atraiu pessoas de todas as idades. Quem foi a Unidade Básica de Saúde Otto Alencar, no centro, durante esta quarta-feira, 16, teve acesso a serviços gratuitos e ouviu palestras de especialistas de diversas áreas.

Foram disponibilizados serviços como aferição da pressão arterial, glicemia e medição de peso de crianças. Além disso, a população recebeu orientações de profissionais como nutricionista, psicólogo e educador físico. Muitos pacientes já saíram da unidade com a solicitação de exames médicos.

A coordenadora das Ações de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde de Itacaré, Luciana Silva, explicou que a maior preocupação foi em orientar as pessoas como medidas simples ajudam a evitar o Diabetes. “Uma boa alimentação e um pouco de exercício são fundamentais para uma vida saudável”, lembrou.

De acordo com o Ministério da Saúde, a ocorrência média de diabetes na população adulta, com idade acima de 18 anos, é de 5,2%, o que representa 6.399.187 de pessoas no Brasil. “Muita gente deixa de tratar a doença por falta de informação. Por isso, nosso trabalho foi mais focado na divulgação”, observou Luciana.

Atentos

A comerciante Letícia Soledade Cotias não perdeu tempo e foi até a unidade de saúde para saber como estava a sua glicemia. “Há caso de diabetes na família. Por isso, sempre faço os exames para saber como está minha saúde. Esse acompanhamento fica ainda mais fácil com serviços gratuitos e de qualidade”, elogiou Letícia.
Quem também aproveitou para fazer o exame gratuito foi o motorista Orlando Gonçalves Santana, 61 anos. Ele foi até Unidade Básica de Saúde Otto Alencar para aferir a pressão arterial e saber o nível de glicemia. “O atendimento foi rápido. Estou com a pressão e glicose de menino”, brincou.

Segundo Ministério da Saúde, o diabetes já afeta cerca de 246 milhões de pessoas no mundo e a estimativa é de que esse número aumente para 380 milhões até 2025. O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro, mas em Itacaré foi realizado nesta quarta-feira, 16, por causa do feriado da Proclamação da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você