18 de outubro de 2011

OPERAÇÃO CONJUNTA APREENDE MADEIRA E ANIMAIS SILVETRES


Teve início neste domingo (16/10) a 26a Etapa da FPI – Fiscalização Preventiva Integrada, operação coordenada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, através do NUSF - Núcleo do São Francisco, que conta com a participação da Polícia Rodoviária Federal, IBAMA, INEMA, CREA-BA, SEFAZ, DNPM, ADAB, DIVISA, FUNASA, SRTE, CIPE – Caatinga e COPPA. Essa operação tem como objetivo coibir a prática de crimes ambientais e ações degradantes ao meio ambiente na região da Bacia do Rio São Francisco.
No primeiro dia de operação, os agentes apreenderam 14m³ de madeira oriunda do Pará, no Km 30 da BR 410, município de Ribeira do Pombal.
A apreensão ocorreu quando os PRFs reforçavam o policiamento na região. A madeira estava sendo transportada no veículo M. Benz/L1620, placa JGZ4638/DF, conduzido por Antônio Raimundo de Santana, 51 anos. Ao verificar a documentação apresentada pelo condutor, os policiais constataram irregularidades na guia florestal.

O veículo e carga de madeira apreendida foram encaminhados para o IBAMA.
Já na manhã desta segunda-feira (17/10), no bairro Centenário, zona urbana de Paulo Afonso, dando continuidade à operação, os policiais e os agentes dos órgãos parceiros, apreenderam 109 animais silvestres, mantidos em cativeiro.

Foram apreendidos 02 jabutis, 04 assanhaços, 04 sabiás, 09 papa-capim, 02 bigodes, 04 caboclos, 01 galo-da-campina, 05 coleiros, 04 pombas fogo-apagou, 05 tico-ticos, 04 estévãos, 02 sofrês, 22 cardeais, 13 azulões, 02 cancões, 04 pássaros-pretos, 01 pêga, 08 canários-da-terra, 12 periquitos maritacas e 01 arara.

Os responsáveis por manter os animais em cativeiro foram identificados, e autuados pelos órgãos ambientais, sendo todas as ocorrências encaminhadas para o Ministério Público Estadual para a adoção das medidas cabíveis, enquanto os animais foram levados provisoriamente para a CIA de Infantaria do Exército em Paulo Afonso, onde serão avaliados por biólogos da UNEB/BA e depois seguirão para o CEMAFAUNA, em Petrolina/PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você