5 de outubro de 2011

ITACARÉ: Prefeitura leva serviços para zona rural‏


Os moradores da zona rural de Itacaré estão recebendo atendimento nas áreas de saúde e assistência social nas portas de suas casas. Desde o dia 20 de setembro que equipes das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social estão levando diversos serviços até as comunidades e povoados mais distantes da sede.

As equipes multidisciplinares contam com médico, enfermeiro, assistente social e dentista. Os moradores de localidades como Santo Amaro e Pinheiros, que ficam muito distante da sede, estão podendo realizar consultas, agendar procedimentos, fazer tratamento dentários, além de receberem orientações nutricionais.

Os moradores também estão sendo beneficiados com o cadastramento para o cartão SUS e programas como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), que assegura um salário mínimo mensal para portadores de deficiência e pessoas com mais de 65 anos, que não têm aposentadoria.

População rural

Com o BPC, pode ser beneficiada quem tem renda per capita familiar inferior a um quarto do salário mínimo. Os moradores da zona rural estão sendo contemplados ainda com os serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
De acordo com o secretário de Saúde de Itacaré, Ricardo Lins, a meta é levar o pacote de serviços para todas as comunidades rurais, principalmente as de áreas de difícil acesso. “A determinação do prefeito Antônio de Anízio é que as ações da saúde e desenvolvimento social cheguem a toda à população de Itacaré”, afirma o secretário.

Com 737 quilômetros quadrados, Itacaré é um dos municípios baianos mais extensos e um dos que têm mais moradores na zona rural. O Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que 11 mil dos 24.318 habitantes estão nos distritos, povoados e fazendas. A maioria é do sexo masculino, exatamente a classe que menos se preocupa em ir ao médico regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você