8 de agosto de 2011

Prefeitura e população debatem Plano Diretor para Itacaré‏



Representantes de diversos setores da comunidade, vereadores e técnicos do município retomaram nesta segunda-feira, 8, os debates sobre o Plano Diretor de Itacaré. Foram apresentados mapas e um relatório de como o município vem se desenvolvendo e os principais problemas causados pelo crescimento desordenado da cidade.

A apresentação das propostas para o Plano Diretor foi feita pela advogada Vera Maria Weigand, que será relatora do texto final do documento, e a exposição dos mapas pelo arquiteto da Prefeitura de Itacaré, Ademar Sá. Ele detalhou sobre a ocupação do município e quais as medidas estão sendo propostas para barrar o crescimento desordenado e assegurar a qualidade de vida para a população.

Vera Weigand explicou que as propostas do Plano Diretor elaboradas, em 2006, pela equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) vão ser aproveitadas e adequadas à realidade de hoje. “Estamos fazendo a apresentação do que já foi produzido para que todos possam participar da construção do Plano Diretor Urbano ideal para Itacaré”.

Audiência pública
Vera Weigand esclareceu ainda que o conjunto de leis tem validade por 10 anos, mas que isso não significa que não sofra modificações pontuais para acompanhar as necessidades do município. Ela destacou a importância da participação popular na elaboração do plano.

Depois das modificações apresentadas pela comunidade, uma audiência pública será realizada em setembro. Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Baracho, a expectativa é que a redação final do Plano Diretor de Itacaré seja encaminhada para a Câmara de Vereadores em novembro deste ano.

Além dos técnicos do município, participaram dos debates desta segunda-feira o promotor de justiça Fábio Pretti, representantes do Instituto de Turismo de Itacaré, Associação dos Comerciantes e Empresários do Ramo Turístico, Associação de Surf, Associação Quilombola Porto de Trás, Associação de Canoagem e Colônia de Pescadores Z-18 de Itacaré, dentre outras entidades. Além da sede, as discussões também foram realizadas em Taboquinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você