1 de agosto de 2011

Itacaré realiza a 4ª Conferência Municipal de Assistência Social


Mais investimentos em cursos para capacitar famílias carentes, uma relação mais estreita com a comunidade, descentralização administrativa dos recursos financeiros da assistência social, realização de concurso público para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e valorização do profissional da área. Esses foram os principais assuntos debatidos durante a IV Conferência Municipal de Assistência Social de Itacaré.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Flávia Oliveira, afirmou que os debates foram ricos e que as principais propostas vão ser apresentadas durante a Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá de 24 a 26 de outubro no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

Oliveira lembrou que muitos foram os avanços na área de assistência social nos últimos anos, mas ainda há muito por ser feito para melhorar a qualidade de vida da população mais carente. “Existe um contraste grande no nosso município. Há grandes empreendimentos e pessoas muito ricas em uma ponta. Na outra, existe gente muito pobre, que depende das políticas públicas do governo”.

Ela destacou que as ações desenvolvidas pelos governos municipais e federais visam à qualificação para que as pessoas não dependam a vida inteira dos programas sociais. “Há uma preocupação não só com as medidas emergenciais, mas também com as ações de longo prazo. Estamos sempre oferecendo a qualificação para que as pessoas consigam ingressar no mercado de trabalho”.



Reconhecimento

Já o professor Antônio Paim afirmou que o trabalho realizado pelos profissionais da área de assistência social é fundamental para as comunidades carentes e, por isso, os trabalhadores estão buscando um piso nacional para a categoria. “Além da realização de concurso público, medida que assegura a continuidade no trabalho, independente do gestor”.

A IV Conferência Municipal de Assistência Social de Itacaré teve como tema central: “Valorização dos Trabalhadores do SUAS”. Os subtemas foram: Estratégias para a Estruturação da Gestão do Trabalho no SUAS, Fortalecimento da Participação e do Controle Social, Reordenamento e Qualificação dos Serviços Socioassistenciais e Centralidade do Suas na Erradicação da Extrema Pobreza no Brasil.

No final da conferência foram eleitos os dois delegados que vão representar Itacaré na Conferência Estadual. Representando o poder público foi escolhida a secretária de Desenvolvimento Social, Flávia Oliveira, e pela sociedade civil organizada, o presidente da Colônia de Pescadores Z-18, Leônidas Francisco dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você