31 de agosto de 2011

Itacaré previne contra o câncer de colo do útero


A Secretaria de Saúde de Itacaré está realizando mais uma campanha de prevenção ao câncer de colo do útero. Esta primeira etapa, que acontece até o dia 9 de setembro, é marcada por palestras para as mulheres nos bairros, povoados e distritos do município.

O objetivo é conscientizar a população feminina sobre a importância do exame preventivo, que pode ser feito gratuitamente em qualquer unidade de saúde. “Apesar das facilidades, poucas mulheres procuram fazer o exame anualmente. O câncer de colo do útero é uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil”, destaca a Diretora da Atenção Básica de Itacaré, Carla Gonzaga.

Carla explica que é muito importante a descoberta precoce do câncer de colo do útero porque as chances de cura da doença sobem para 100%. “A procura pelo serviço é muito pequeno. Isso não deveria acontecer porque não há burocracia para realização do exame. É necessário apenas que a mulher procure uma unidade de saúde mais próxima de sua casa”, insiste.

Mutirão

Para quebrar a resistência de parte das mulheres, na segunda etapa da campanha, a Secretaria de Saúde de Itacaré estará promovendo um mutirão com a meta de realizar 500 exames. O chamado dia “D” de Prevenção contra o Câncer do Colo de Útero acontecerá no dia 17 deste mês, das 8 às 16 horas, na Unidade Básica de Saúde DR. Otto Alencar, no centro da cidade.

No dia 24 será a vez das moradoras de Taboquinhas e das comunidades vizinhas participarem do dia “D”. O atendimento será das 8 às 14 horas, na Unidade de Saúde da Família Maria de Lourdes Araújo. Neste ano já foram diagnosticados três casos de câncer de colo do útero em Itacaré.

Carla Gonzaga insiste que quanto mais cedo for descoberto o câncer de colo do útero a chance de cura da doença aumenta. “Por isso, estamos convocando as mulheres a participar da campanha. Ela não gasta nada para fazer o diagnóstico. Ele não demora”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você