
O alto consumo de crack já provoca uma onda de homicídios no país, atingindo principalmente jovens de 15 a 24 anos, além de ser um dos principais fatores do aumento da violência no Nordeste.
Para Luiz Flávio Sapori, professor e pesquisador da PUC Minas, a maior fatia da violência, nas principais cidades brasileiras, está relacionada ao uso do crack. Em especial no Nordeste, onde estão as capitais que tiveram o maior aumento de homicídios.
Ele afirma ainda que o crack é a droga mais danosa da sociedade atual e critica a falta de medidas concretas de combate e atenção ao problema por parte do governo federal, lembrando que o SUS não está preparado para atender à especificidade do dependente de uma droga diferente de todas as outras existentes por aqui.
Em Pernambuco, o crack já está em todas as cidades. Segundo o governador Eduardo Campos, 80% dos homicídios no estado tem vinculação com o tráfico de drogas.
Entre as medidas que Luiz Sapori defende está a internação forçada, que começou a ocorrer no Rio, fundamental em vários casos. Na opinião dele os dependentes precisam parar de imaginar que podem fazer um consumo consciente da droga, levando-os a crer que podem parar quando quiserem.
Informações do jornal O Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você