13 de julho de 2011

Mergulho em Taipu de Fora




Viajar é sempre bom, mais conhecer lugares novos é melhor ainda, principalmente quando não se sabe o que vai encontrar pela frente.

Arrumamos as malas e lá estávamos nós de malas, pranchas, câmeras e tripé na estrada de novo. Viajamos 850 km até Itacaré na Bahia, para mais uns dias de descanso, tranqüilidade e muito surf também! Ficamos 4 dias na cidade, lá fomos recebidos pelo casal de amigos Ademar e Poly, “uma boa dica pra quem quer ficar bem a vontade e não gastar muito é alugar os chalés do Residencial Chama Maré”, pegamos boas ondas nas praias da Engenhoca e Tiririca.

Depois de alguns dias de muita trilha e surf, arrumamos as malas mais uma vez e fomos até Barra Grande, na Península de Maraú, há cerca de 50 Km de Itacaré, sendo que 35 Km em estrada de chão. “Na ida a estrada estava muito boa, deu pra ir de golzinho mil tranqüilo”.

Passamos por Saquaíra, onde vimos altas bancadas de corais, todas com um potencial enorme pro surf, mais a ondulação não estava grande e como a maré já estava enchendo não deu pra surfar, mais vi que ali rola altas...

Depois seguimos para Taipu de Fora, onde Ademar já havia falado que era a melhor opção para ficarmos. Logo que chegamos fomos recepcionados pelos amigos da Pousada Ventos e Velas, que nos receberam muito bem é lá decidimos ficar, a pousada é muito aconchegante e o clima é bem legal, sem falar no café da manhã, Elis que diga da Banana com canela, tapioca e etc...

A pousada ficava quase em frente ao pico de surf, e depois de nos acomodarmos fomos direto pra água. Surfamos bastante boas ondas e fomos conhecer a Vila de Barra Grande, 7 km à frente. Conhecemos a praia de Três coqueiros, não sei o porquê desse nome... Tinha coqueiro pra tudo que é lado!

Chegamos até a Ponta do Mutá, terminamos o dia com um belo almoço de frente para o por do sol mais famoso da região, no encontro do rio com o mar.

No dia seguinte acordamos cedo e fomos fazer um mergulho nas piscinas naturais de Taipu de Fora, a convite do amigo que fizemos no dia anterior Afonso Meirelles, Instrutor de Mergulho Livre local. Como nem tudo é perfeito, o dia amanheceu com chuva, mais nada que tirasse nossa ansiedade de mergulhar.

Fomos presenteados com um fantástico mergulho nas piscinas, vimos vários peixes e crustáceos, e o mais impressionante, só tinha agente na água e mais uns poucos nativos pescando ao lado.

Uma coisa bem legal é que o acesso às piscinas é bem fácil e sem nenhum contato com o coral, você entra pela praia e vai rodeando os corais, até isso a natureza fez questão de acertar ali.

Então a maior dica de todas é quando for a Barra Grande, não deixe de fazer esse mergulho. “Um dos maiores atrativos que nossa Empresa oferece é o mergulho noturno, estudos de biologia marinha indicam que 80% da vida marinha são mais fáceis de serem vistos na parte da noite, infelizmente devido ao mal tempo, vocês não vão fazer, mais estão convidados a voltar para fazê-lo”, diz Afonso da Agência Afonso Mergulho.

No outro dia como ainda estava chovendo, decidimos ir embora, a ondulação prevista não havia chegado e ficamos com medo da estrada piorar, só não sabíamos que ela já estava bem ruim, passamos por varias poças sinistras e na ultima antes de chegar à rodovia (que também não é asfaltada), atolamos nosso carro e se não fosse os caras do caminhão que estavam do outro lado, não teríamos saído dali fácil não.

A água dentro do carro e uma placa perdida não foram suficientes para diminuir a vibe da trip, e assim voltamos pra casa com um material enorme que vamos começar a mostrar a partir de agora.(Água Salgada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITACARÉ NOTÍCIA: Feito para você